Publicação em destaque

Visita-nos também na página www.facebook.com/Math4LIXA .

Livros, Sugestões de Leitura

Título: Flatland - O Mundo Plano
Autor: Edwin A. Abbott (em 1884)
Editora: Porto Editora
Excerto da Sinopse: "Flatland é um universo a duas dimensões, habitado por figuras geométricas que desconhecem a nossa realidade tridimensional. Este Mundo Plano orienta-se sob rígidas crenças científicas e religiosas e vive sob um regime profundamente misógino, sectário e clerical, que rege o comportamento dos seus cidadãos. Mas o que acontece quando um dos habitantes de Flatland, um Quadrado, presencia um acontecimento "sobrenatural" que ameaça abalar todo o sistema de crenças do seu Mundo?"

Título: 43 Miniaturas Matemáticas
Autores: Paulo Ventura Araújo, Maria Pires de Carvalho, Gabriela Chaves, Lucinda Lima, Christian Lomp, António Machiavelo, Ana Cristina Oliveira, José Carlos Santos, Carlos Correia de Sá, Maria do Céu Silva e João Nuno Tavares - 10 professores e investigadores do Departamento de Matemática e do Centro de Matemática da Universidade do Porto e uma estudante de doutoramento
Editora: Gradiva
Coleção: O prazer da matemática (este é o n.º 40)
Edição comemorativa de 2013 - Ano Internacional da Matemática do Planeta Terra

Aqui encontras "breves retratos de alguns tópicos matemáticos", 43 textos curtos com o essencial para explorar, de forma acessível, "números primos", "máximo divisor comum", "pontos notáveis do triângulo", "o teorema de Pitágoras", "frações e dízimas", "retrato de pi", "simetria", entre muitas outras.


Título: Cartas a uma jovem matemática
Autor: Ian Stewart
Editora: Relógio d'Água
Plano Nacional de Leitura: Livro recomendado para o 3º ciclo, destinado a leitura autónoma. 
EXISTE nas Bibliotecas AEL: Localização ESL 5715

O que diz um matemático conceituado a uma jovem que tem aspirações a abraçar a Matemática como profissão? Ian Stewart procura responder às perguntas que certamente tu também já fizeste: O que é a Matemática? Para que serve? Como posso aprendê-la melhor?... Nestas páginas vais ser convidado/a a encontrar a Matemática onde ela está - em tudo o que te rodeia - e vais descobrir curiosidades mesmo que não aches que o teu futuro passa pela Matemática.

Sem comentários:

Enviar um comentário